Seria correto substituir um site pelas redes sociais?

31-01-2017 | 09:58


A pergunta acima se resume na dúvida de muitos empresários que querem se destacar no mundo digital, outros já aderiram a ideia de cancelar seu site para reduzir custos. A resposta para pergunta é Não, nunca cancele seu site para manter somente um perfil ou FanPage no Facebook, isso por vários fatores que vamos explicar logo abaixo.

1 - O domínio de um site é sua propriedade.

Chamamos de propriedade porque ele se trata de uma marca, uma extensão de sua empresa, um domínio onde você mantém a patente do nome, um lugar onde você tem total liberdade para mudar quando queira. Entenda que o site te pertence, diferente de uma rede social onde está sujeito as políticas do mesmo, elas servem para criar um relacionamento mais estreito com seu público, mas em nenhum momento podem substituir seu website.

2 - Pessoas buscam no Google e não em redes sociais

Quando desenvolvemos um projeto pensamos nas pessoas e nos robôs de busca, pessoas recorrem aos sistemas de busca quando querem encontrar um produto ou serviço e não as redes sociais. Mas talvez você diga, "Se eu buscar pelo nome da minha empresa, ela aparece logo nos primeiros resultados e eu tenho somente a página no Facebook", perfeito jovem Skywalker, mas nós não podemos levar em consideração o nome da sua empresa, pois o usuário pode não conhecê-la pelo nome, então ele recorre a palavras chaves que identifiquem seu negócio. 

Digamos que você tenha uma loja de sapatos masculinos com o nome de "Sapatos feito a mão", o usuário logo pesquisa sapato masculino de couro, muito provavelmente sua página do Facebook não será mostrada pois não há dados relevantes suficientes como uma página de produtos que mostre diferentes sapatos e suas descrições.

Então nosso conselho é nunca substitua seu site por uma rede social.

3 - Redes sociais são canais de marketing

Facebook, Instagram, Twitter são algumas das redes sociais mais utilizadas, no entanto elas são canais eficientes de marketing e não vendas. As mídias sociais se tornaram excelentes aliadas para as marcas, estratégias de marketing bem elaboradas tem um poder incrível de alcance e envolvimento com as pessoas, elas aproximam, criam laços e transmitem mensagens positivas de seus produtos. 

BomBril

Boticário

Philips

 

V3 Agência Digital