Site profissional ou amador?

16-02-2017 | 09:51


Em um mundo digital cada vez mais conectado é importantissímo a presença das empresas no mundo on-line, mas qual opção para desenvolver meu site eu busco? 

Peço ao meu amigo webdesigner, escolho uma opção gratuita ou contrato uma agência?

Você deverá avaliar quais são as melhores opções que se enquadram ao que você precisa, como qualidade e preço por exemplo antes da contratação.

Site gratuito.

Ao optar pela contratação de um site gratuito leve em conta a ferramenta que melhor se adequa ao que você precisa e se ela atende aos requisitos de um website que possui compatibilidade a smartphones e tablets. Essa escolha é importante porque mais da metade dos acessos vêm de dispostivos móveis. Existem ferramentas no mercado que são fáceis de mexer e possuem design atrativo como wix, wordpress.com e outras. Mesmo essas ferramentas sendo tão completas possuem limitações que muitas vezes será necessário a contratação de um programador para instalação e personalização de alguns recursos. Lembro ainda que essas plataformas já possuem compatibilidade com plataformas móveis.

Mas para quem é interessante o uso dessas ferramentas?

Pequenas empresas que estão entrando na internet, empresas que precisam de uma solução simples mais que atendam a necessidade de se ter um site simples e funcional, empresas que necessitam apresentar seus produtos ou serviços e obter um formulário de contato e mapa de localização.

Mesmo optando por uma solução gratuita ela será útil durante um tempo, após um período haverá necessidade da contratação de um domínio.com ou .com.br além de fazer upgrade nos pacotes que os serviços oferecem.

Site desenvolvido pelo sobrinho ou amigo programador :)

Essa opção também é viável para pequenas empresas que necessitem de uma solução mais barata e poucos recursos, no entanto o dono da empresa deve verificar se a pessoa que fará o site conhece realmente a área de desenvolvimento, por exemplo ela pode desenvolve seu projeto utilizando CMS gratuitos como Worpress ou Joomla, essas ferramentas possuem estruturas e design que agradam, mas caso não haja conhecimento nelas o site pode ser como um tiro no pé pois a maioria dos plugins não são em português, imagine um site onde possui uma enquete e a mesma aparecer com os botões e alertas em inglês, não transmite profissionalismo.

No entanto é uma boa opção caso o desenvolvedor seja um excelente profissional.

Site desenvolvido por uma agência.

Um dos fatores que podem assustar em primeiro momento contratar uma agência é o fator custo, dizemos também que o barato sai caro, o cliente não deve contratar um serviço simplesmente porque ele é barato, quando se há o entendimento que um site é a extensão de sua empresa e a imagem que ele passa é a que fica na cabeça do cliente, então ele vai buscar sim custo, mas também qualidade e profissionalismo, afinal é a sua marca on-line. Não queremos aqui dizer que somos os melhores, existem muitos webdesigner que trabalham  autonomos e são excelentes, mas frisamos sempre a escolher qualidade ao invés de somente preço.

A agência oferece além de um projeto de qualidade, ações que farão o seu site ter relevância, ou seja ser acessado e ter venda, blogs, gestão de mídias sociais, ações de marketing digital, links patrocinados e outros. Saiba que ao contratar uma agência você leva junto uma bagagem de experiência e responsabilidade pois cuidamos da sua marca como filho :)

Com essas informações compare, pesquise o que melhor se enquadra a sua empresa e tenha sucesso.

Eduardo almeida - V3 Agência Digital